"After"
2010
Entre vários lançamentos de Janeiro do ano corrente, pode-se destacar um que para muitos deve ter sido uma genial surpresa. “After”, o terceiro trabalho a solo do muito talentoso Ihsahn, Sr. dos Emperor entre outros projectos em que se meteu, foi um lançamento para começar bem o ano de 2010.
www.ihsahn.com www.myspace.com/ihsahnmusic |
Os bem sucedidos anteriores trabalhos do músico norueguês mostraram um veia de composição arrojada, pouco tendo que ver com o trabalho feito nos Emperor. Contudo, para os mais atentos e dedicados, pode-se identificar uma linha semelhante nas composições de Ihsahn como se fosse um carimbo do compositor. E a verdade é que se ouvirmos um trabalho dos Peccatum, outro dos Emperor e outro da carreira a solo de Ihsahn, poderemos encontrar essas semelhanças na composição dos riffs de guitarra.
Mas, neste recente trabalho podemos encontrar riffs um pouco diferentes do mais comum que Ihsahn tem composto. Além desses escapes à sua “normalidade”, este trabalho reserva momentos de música realmente muito interessantes e consistentes. “The Barren Lands” abre o trabalho de um modo que quase diríamos que o Sr. dos Emperor estaria a ensaiar, mas logo depois somos brindados com um característico riff à lá Ihsahn. De seguida, surge um momento distinto do inicial – black metal! Uma genial descarga derramada pela “A Grave Inversed”, de onde surge lá no meio um esquizofrénico saxofone: simplesmente brilhante. Neste “After” somos também surpreendidos com passagens limpas e ambientais, como na “Undercurrent” – voz limpa, para depois num crescendo de bateria e guitarra explodir num clímax onde o saxofone é destaque… e até arrepia… uma grande composição!
POST-SCRIPTUM:
“After” é um álbum genial. Ou Ihsahn não fosse um dos compositores com mais criatividade na cena do Metal mais extremo. Momentos de agressividade, de esquizofrenia e de algum progressivo podem ser descobertos neste trabalho. Um lançamento de Janeiro – ouviu-se, teve férias no Verão, e agora deve ser retomado porque ele merece a paisagem e o aconchego do Inverno – contemplativo.
Sem comentários:
Enviar um comentário