Sejam bem-vindos a este espaço todos os músicos e amantes de música. De boa música. Agradecemos a divulgação tanto por parte dos leitores como das bandas que nos visitem. E a todas as bandas que queiram ser aqui divulgadas/lembradas/relembradas - comuniquem! (e-mail em "contactos" ).
Stay Metal! \m/ (...e não só :D)

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Dream Theater: curiosidades sobre o álbum “Octavarium”



Lançado em 07 de Junho de 2005 pela Atlantic Records, o oitavo álbum de estúdio dos Dream Theater, “Octavarium”, é o mais complexo e cheio de segredos já feito pela banda.

Passo assim a partilhar algumas curiosidades deste álbum:
• Uma oitava musical começa e termina numa mesma nota. Desta forma, o álbum começa na tonalidade de Fá (F) que é a última nota da última música do álbum Train of Thought (In the Name of God). Este modelo tem se repetido desde o “Scenes From a Memory”.

• Um símbolo muito visto na arte do álbum é um octógono com uma estrela de cinco pontas inserido nele. Estes algarismos, o 8 e o 5, aparecem com frequência no Octavarium e na obra dos Dream Theater em geral. Vamos aos principais conceitos envolvendo os números 5 e 8:


o “Octavarium” – 5 sílabas, consoantes e vogais;
o 5 membros na banda em actividade (James Labrie, John Myung, John Petrucci, Mike Portnoy e Jordan Rudess);
o A banda tem 5 álbuns ao vivo (até o lançamento de “Octavarium”);
o O grupo formou-se em 1985;
o A Octavarium World Tour iniciou-se em 8 países europeus (Suécia, Holanda, Suíça, Áustria, Espanha, Itália, França e Bélgica);
o O cd tem 8 músicas.
o 5 das 8 canções foram gravadas com o kit de bateria “Hammer of the Gods”, o oitavo kit de bateria do Mike Portnoy.

ARTWORK

A capa remete a um desenho de um suporte de bolas feito por Isaac Newton, em número de oito. Este brinquedo demonstra o conceito de repetição do álbum. Pode-se verificar a presença de cinco pássaros entre as cordas, formando uma oitava de um piano (as bolas seriam as teclas brancas e os pássaros as pretas).




No interior do encarte, mais precisamente na contracapa de ambos os lados, temos um rapaz com um telefone de lata, com o barbante esticado. A genialidade desta imagem deve-se ao facto que na primeira foto, o garoto pega no telefone com apenas 3 dedos, enquanto usa 5 na segunda foto.


Por trás da letra de “The Answer Lies Within”, uma descrição de dois dominó. Um totalizando 5, e o outro 8. O destaque no primeiro é o número 3, que aparece isolado no segundo do número 5. Note que temos 3 pássaros aqui.




Em oposição às letras de “These Walls”, está uma aranha (que tem 8 patas), dentro de um labirinto com oito lados. O labirinto tem cinco camadas e embora tenha oito saídas, nenhuma dá oportunidade da aranha sair (“trapped inside this Octavarium”). Caracteriza bem a letra de “These Walls”.



“Never Enough” possui um polvo (oito tentáculos) com cinco peixes e uma placa semelhante à de “PARE” com o símbolo do Majesty inserido.





No interior da caixa, há uma bola de snucar (bola 8) com o símbolo do Majesty desenhado. Do lado de trás da caixa, vê-se uma parte de um piano. Note que cada oitava do piano possui 8 teclas brancas e 5 negras. Cada branca representa uma canção do álbum. As negras, mostram as faces dos músicos nessa ordem: LaBrie, Myung, Petrucci, Portnoy e Rudess.



Para finalizar, é preciso dizer que o símbolo do infinito é o algarismo 8 deitado que John Myung utilizava no seu baixo.


Faixas:
1. The Root Of All Evil (8:25) (Portnoy)
vi. Ready
vii. Remove
2. The Answer Lies Within (5:33)
3. These Walls (7:36) (Petrucci)
4. I Walk Beside You (4:29) (Petrucci)
5. Panic Attack (8:13) (Petrucci)
6. Never Enough (6:46) (Portnoy)
7. Sacrificed Sons (10:42) (LaBrie)
8. Octavarium (24:00)
i. Someone Like Him (Petrucci)
ii. Medicate (Awakening) (LaBrie)
iii. Full Circle (Portnoy)
iv. Intervals (Portnoy)
v. Razor's Edge (Petrucci)
*Todas as partes instrumentais são compostas por Dream Theater
Fotografias por Colin Lane; Produzido por Mike Portnoy e John Petrucci.


Post Scriptum: Não deixo neste post uma opinião sobre o álbum, mas sim algumas curiosidades relativamente a este. Este post foi baseado no que pode encontrar no site do mikeportnoy.com, bem como do site dt.spatang.com/.

Sem comentários: