Sejam bem-vindos a este espaço todos os músicos e amantes de música. De boa música. Agradecemos a divulgação tanto por parte dos leitores como das bandas que nos visitem. E a todas as bandas que queiram ser aqui divulgadas/lembradas/relembradas - comuniquem! (e-mail em "contactos" ).
Stay Metal! \m/ (...e não só :D)

terça-feira, 13 de julho de 2010

THANATOSCHIZO - Schizo Level - 2001


THANATOSCHIZO
"Schizo Level"
2001

Já passaram sensivelmente nove anos desde a largada deste “Schizo Level” dos transmontanos ThanatoSchizo. E mesmo passados esses anos, este trabalho ainda deixa marca e dá cartas no seio do metal nacional e estrangeiro.
O meu regresso ao passado tem como causa a genialidade deste trabalho e da capacidade de nos envolver nas suas múltiplas facetas e ambientes. Porque tal como o nome do trabalho indica, aqui está apresentado num suporte artístico um ambiente esquizofrénico, com os seus altos e baixos (dependendo do ponto de vista) e com os seus momentos de caos e de harmonia.

“Schizo Level” abre com passos na areia ao som de um estranho trompete que anuncia o rasgar da lucidez para a abertura de um ciclo de esquizofrenia. “RAW” é a brutalidade deste álbum, com todos os instrumentos a descarregar momentos de Metal pesado. Tal como a voz gutural e rasgada que parece que parece que ultrapassa o limite do humano (talvez tenha sido esse o objectivo). “Suturn” é o seguimento lógico da “RAW”.
Mas o ambiente começa a mudar a partir da “Patheon (as in Strip-Tease)”, onde se ouve a harmonia de alguns instrumentos orientais, fazendo-nos recordar o seu Yin-Yang (símbolo que representa a dualidade de energias opostas: nocturno e diurno; por sua vez, este símbolo pode ter muito que ver com o conceito deste álbum dos ThanatoSchizo, não fosse o seu trabalho ter estes altos e baixos de caos e harmonia).
“Nightmares Within” mantém esse lado étnico ao som de uma flauta, ao mesmo tempo que anuncia uma estrutura musical que liga e dá consistência ao álbum todo.
“Cântico Negro” é a recitação perfeita do poema de José Régio (nem ele o poderia ter evocado tão bem), e que dá ainda mais consistência e argumento ao conceito de “Schizo Level”. Mas este trabalho é, para além da sua vanguarda no estilo Metal, um evocador do Doom Metal tal como se pode ouvir em praticamente todas as músicas, principalmente na “A Day... (Rebind of thy Restless Mess II)”.
O grupo manteve a postura e coragem para nos apresentar um riff que tresanda a Anathema no seu tempo de “The Silent Enigma” (para os mais velhos: digam lá se não se lembram da abertura do “The Silent Enigma” quando ouvirem esta música dos nossos transmontanos?). Mas esta observação não é, de longe, pejorativa; é, antes, o enaltecimento da banda por terem tido a coragem de se afirmarem com os seus gostos e influências em todos os níveis.
“Nausea” é, na minha opinião, o ponto alto do albúm. Uma música que tem o feeling se uma evocação, como se fosse um desafio ao divino (cortesia de William Shakespeare). Além disso, há uma comunhão perfeita (daquelas que arrepia) da guitara com a voz/texto. Ouçam e leiam:

"Be bloody, bold, and resolute; laugh to scorn
The power of man; for none of woman born
Shall harm...(Suturn)!
 
Come, you spirits
That tend me on mortal thoughts, unsex me here
And fill me from the crown to the toe top-full
Of direst cruelty. Make thick my blood;
Stop up the access and passage to remorse,
That no compunctious visitings of nature
Shake my fell purpose, nor keep peace between
The effect and it."
(Shakespeare's Macbeth)
 
A sickness inside of me
And inside of the world
And you?
You're above all that
Trying to mess all around
Because of your stupid pride.
And I hate it.
I hate it all.
I hate everything.
All...
 
O cilco termina com a “Weird Curse - Metamorphosis; The Return; The Nightmare After”. Inicialmente esquizofrénica com sons electrónicos, o álbum regressa ao início cujos passos na areia trazem melodia, paz e harmonia – para redescobrir sempre!

Post-Scriptim:
“Schizo Level” é um marco na história do Metal nacional. Foi um murro na cara a todos aqueles que pensavam que os Moonspell eram “a banda portuguesa”. ThanatoSchizo oferece com este trabalho uma abertura para sonoridades refrescantes, onde há um fio condutor que liga a melodia e o Doom/a harmonia e o caos.

3 comentários:

Demian disse...

TSO são A BANDA nacional, e só os ouvidos mais incautos/teimosos é que ainda não perceberam isso. Espero o novo álbum com elevadíssima expectativa, especialmente, depois do extraordinário concerto semi-acústico a que tive o prazer de assistir, no teatro de Vila Real.

E blogs como este fazem muita falta, continuem o excelente trabalho, ainda não conhecia, mas vou voltar muitas vezes.

montereal disse...

Melhor música do Album
Best song in Album

Venha lá O ORIGAMI!!!!!!!!!

Ganda som

v i c t o r h u g o disse...

Obrigado pelos vossos comentários. De facto, os ThanatoSchizo são uma grande banda de metal nacional - e não merecem sequer comparações.

A música que selecionei é uma das minhas preferidas, não só deste album mas da carreira deles. Uma verdadeira obra de arte.

Agradecemos o vosso apoio e acompanhamento. Esperemos continuar com o trabalho, com mais gosto e garra!

Cumprimentos,
Metrónomo