Sejam bem-vindos a este espaço todos os músicos e amantes de música. De boa música. Agradecemos a divulgação tanto por parte dos leitores como das bandas que nos visitem. E a todas as bandas que queiram ser aqui divulgadas/lembradas/relembradas - comuniquem! (e-mail em "contactos" ).
Stay Metal! \m/ (...e não só :D)

sexta-feira, 1 de julho de 2011

COVER POWER! - "Message In A Bottle"

O Cover Power! esteve de férias, ou melhor, eu estive de férias, mas estou de volta ao Metrónomo para vos dar mais covers e também alguma música. Na última edição, os The Sisters Of Mercy foram os favoritos dos leitores, deixando os Crematory a milhas de distância. Neste mês de Julho trago-vos algo refrescante e um bónus: não só apenas uma 9ª edição do Cover Power!, mas também a 10ª edição lá para o meio do mês. Um mimo por vos ter feito esperar.


Em 1977 nasceu, em Londres, um grupo que prometia refrescar os ouvidos mais atentos. Numa mistura arrojada de Rock com Reggae, Sting, Andy Summers e Stewart Copeland fizeram nascer os The Police, grupo que nos deu temas imortais como “Roxanne”, a fabulosa “Walking On The Moon” ou a “Message In A Bottle”. É precisamente neste tema que vou pegar, por ser o mais conhecido (vá lá, quem é que nunca trauteou esta música?). Em 1979 lançam o segundo trabalho, “Reggatta De Blanc”, que abre precisamente com a “Message In A Bottle”. O álbum atingiu a primeira posição na tabela de vendas do Reino Unido, tal como o single “Message In A Bottle” que chegou ao topo; e o álbum foi, também, nomeado para um Grammy na categoria de Best Rock Instrumental Performance – e ganhou!


Do outro lado temos uma banda América que surge no inicio dos anos 90, formado por Robb Flynn e Adam Duce – os Machine Head. Amada por muitos e ignorado por outros tantos, esta banda surge como que uma resposta alternativa ao Metal americano onde o Thrash e o Death dominavam. Desta feita, a banda estreia-se com um “Burn My Eyes” (1994) carregado de groove e peso, e afastado das tradições do Thrash e do Metal da época. O sucesso foi tal que se espalhou além da América chegando mesmo à velhinha Europa onde o Black Metal se erguia em todo o seu esplendor. Foi também nestes anos que o Nu-Metal tomou forma com bandas que deram cartas, como Deftones, Korn, Coal Chamber, Limp Bizkit, só para nomear algumas; mas que não sobreviveu na década que se aproximava. Umas acabaram a carreira, mas outras conseguiram o seu terreno, genialmente desmarcando-se desse tão nefasto rótulo que foi o Nu-Metal; Machine Head e Deftones são dois exemplos de sucesso. Em 1999 os Machine Head lançam o terceiro trabalho, “The Burning Red”, caracterizado pelos andamentos do Nu-Metal, mas também marcado pela melodia simples e directa que acaba por ser o fio condutor do álbum. É precisamente neste “The Burning Red” que podemos encontrar a cover do tema “Message In The Bottle”, dos The Police.


POST-SCRIPTUM:
MACHINE HEAD
"The Burning Red"
1999
THE POLICE
"Reggatta De Blanc"
1979

Sem comentários: