Sejam bem-vindos a este espaço todos os músicos e amantes de música. De boa música. Agradecemos a divulgação tanto por parte dos leitores como das bandas que nos visitem. E a todas as bandas que queiram ser aqui divulgadas/lembradas/relembradas - comuniquem! (e-mail em "contactos" ).
Stay Metal! \m/ (...e não só :D)

segunda-feira, 2 de maio de 2011

COVER POWER! - "Temple Of Love"

Na edição que passou os “golos” foram poucos, mas deu para perceber que os Joy Division ganhariam em quaisquer circunstâncias, mesmo se as votações se prolongassem por mais semanas – ou não estaríamos perante uma banda com um calibre de topo; contudo, o mesmo se pode afirmar dos Nine Inch Nails, que tantos seguidores existem espalhados pelo mundo.

Nesta 8ª edição trago-vos igualmente duas bandas que marcaram duas gerações. A primeira é os The Sisters Of Mercy. Quem não os conhece? Quem nunca ouviu um único tema deles? Formados em 1979/1980, este colectivo que tantas vezes é etiquetado como banda de Gothic Rock trouxe consigo um Rock curioso que nada tem que ver com Gothic mas que influenciou tantas bandas de Gothic Metal/Rock. Talvez não pelos conteúdos líricos (que na minha opinião é o que caracteriza o elemento Gothic na música), mas antes pelo timbre de voz do Sr. Andrew Eldritch misturado com a arrojada voz da Patricia Morrison. E, como mera curiosidade, a banda nunca gostou desse rótulo Gothic Metal, preferindo antes o simples Rock. O certo é que ela contribuiu com músicas fabulosas que marcaram a geração de 80 e 90, e que ainda hoje se ouve e traz boas memórias. Do vasto leque de músicas, escolhi uma onde se nota bons elementos estilísticos desta banda – “Temple Of Love”. Mas, escolhi a versão de 1992 que aparece na compilação “A Slight Case Of Overbombing”, e que é mais extensa do que a original que data de 1983 e que surge num single isolado de qualquer álbum de estúdio.


Do lado da banda que faz covers não foi difícil escolher, embora as opções fossem muitas porque, como já referi, os The Sisters Of Mercy foram uma fonte de inspiração para muitos músicos vindouros, que mesmo não praticando o mesmo tipo de música tinham como background de gostos a música dos britânicos Sisters. É o caso dos alemães Crematory, que praticando um estilo nada semelhante ao Rock dos Sisters, não têm problemas em afirmar que apreciam essa música. Assim, estes Srs. pioneiros do Metal com texturas góticas e guturais e muita melodia, apresentam esta cover no álbum de 1997, “Awake”, sucessor do álbum homónimo cantado inteiramente em alemão – mas com todo o carisma que a banda até então já nos tinha habituado. Tal como os The Sisters Of Mercy, os Crematory também marcaram uma geração – podem perguntar a qualquer ouvinte de Metal que tenha iniciado a sua viagem musical nos inícios dos anos 90, e perguntem se ouviam Crematory (haverão respostas negativas, decerto). Fiquem, com esta curiosa cover.







POST-SCRIPTUM:

THE SISTERS OF MERCY
"A Slight Case Of Overbombing"
1993

CREMATORY
"Awake"
1997



5 comentários:

Unknown disse...

não há dificuldade neste... SISTEEEEEERS! hehe

Aquilus disse...

Se fosse o Under the Gun entre Sisters e My Hand Thy Heart ainda pensava um pouco :P
Assim é fácil.

csa disse...

Sisters of Mercy, com o belo rock britânico, de que sempre gostei tanto! :)

v i c t o r h u g o disse...

Quero crer que vai haver uma goleada, ahah!

Hugo, se fosse a cover de My Hands, Thy Heart - sem dúvida que esta ganharia. Porque os fabulsos músicos que fizeram a cover da música "Under The Gun", são mesmo excepcionais! A música está uma obra de arte!! Nada tendo que ver com o Rock desses Sisters... eheh!

Unknown disse...

que massacre... :S