Imperfect Harmonies é o segundo álbum a solo de Serj Tankian. Em relação a Elect the Dead, o álbum de estreia do artista, verifica-se desde logo uma maior maturidade na composição. Chama a atenção a utilização de orquestração, a sonoridade electrónica e uma maior mistura entre os instrumentos utilizados, como piano e violino. O arrojo não deixou de ser uma das marcas de Serj Tankian.
É um trabalho que vale mesmo a pena ouvir, principalmente por parte de quem gostou de Elect the Dead. Pode existir uma surpresa inicial, mas o álbum acaba por conquistar pelas novas sonoridades e pelas letras, quase sempre ligadas à humanidade. É um trabalho poderoso e com picos de energia ao longo do álbum. Mas é preciso ter bastante abertura musical para o apreciar. E, quem espera ouvir algo parecido com o que o artista fazia nos System of a Down, que se desengane.
Imperfect Harmonies começa com Disowned Inc., dona de uma sonoridade esmagadora. De seguida, Borders Are proporciona o transporte para outro mundo, num refrão perdido em vozes, em que a voz peculiar de Serj é ponto assente. Já Deserving? tem início com um ambiente de mistério e é dona de um dos refrões mais orelhudos, e até dançável, de todo o álbum. Beat Us surge surpreendentemente intimista, com uma interpretação numa voz suave. A sonoridade electrónica marca o arranque de Reconstructive Demonstrations. Esta é uma faixa que, para quem não tem grande abertura musical, se pode estranhar, e bastante. Electron é uma completa mistura de sonoridades e conta com mais um refrão orelhudo. O destaque para o piano está em Gate 21, que começa suave e vai aumentando de velocidade e intensidade, à medida que se vão acrescentando instrumentos. Em Yes, It’s Genocide há um brilhante trabalho com o piano. A música é suave, a letra é em arménio, alusiva ao genocídio no Darfur. Peace be revenged transporta para um ambiente de guerra e Left of Center é a música mais energética do álbum e dona de uma enorme carga de revolta. A última música do álbum é Wings of Summer, uma balada alternativa, que ganha intensidade no final, tanto pela parte instrumental como pela voz.
Resumindamente, Imperfect Harmonies vem acrescentar horizontes ao universo musical de Serj Tankian e também ao universo musical de quem o ouve e aprecia. O artista tem surpreendido constantemente pela capacidade para realizar composições tão diferentes, composições que não deixam de ter uma marca inconfundível do próprio. E, para quem ouvir com a atitude certa, não há harmonias (imperfeitas) mais perfeitas do que estas.
1. Disowned Inc.
2. Borders Are
3. Deserving?
4. Beat Us
5. Reconstructive Demonstrations
6. Electron
7. Gate 21
8. Yes, It’s Genocide
9. Peace be revenged
10. Left of Center
11. Wings of Summer
Post Scriptum: Esta publicação não é uma crítica musical profissional nem o pretender ser. Tentei exprimir a minha experiência de audição do álbum e caracterizar a viagem que ele me proporcionou. Para qualquer outra pessoa, pode ser uma viagem completamente diferente.
Sem comentários:
Enviar um comentário