Sejam bem-vindos a este espaço todos os músicos e amantes de música. De boa música. Agradecemos a divulgação tanto por parte dos leitores como das bandas que nos visitem. E a todas as bandas que queiram ser aqui divulgadas/lembradas/relembradas - comuniquem! (e-mail em "contactos" ).
Stay Metal! \m/ (...e não só :D)

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

THE DEAD OF NIGHT - "Inert" [CD-R] - 2010


THE DEAD OF NIGHT
"Inert" [CD-R]
2010

Sabia de antemão o que iria ouvir, mas mesmo assim a curiosidade e expectativa foram grandes. Preparei o ambiente: luz fraca, incenso e o som a sair livremente das colunas. A capa começa a sugerir paisagens e sentimentos, mas importa traduzir tudo para que “tudo” encaixe, porque para além da capa sugestiva, o nome do projectio é igualmente sugestivo, tal como o título do primeiro lançamento em formato CD-r, “Inert”.
Com bases interessantes (clássico, ambiente) para criarem esta arte, Shadow e Morgana Duvessa deram à luz uma escuridão de onde escorre subtileza, paisagens nocturnas e pouquíssima luz – apenas estrelas e luar.

www.myspace.com/nightdead
O estado de inércia realmente começa a ter efeito à medida que os ambientes se envolvem, não só com a nossa alma mas também com o nosso corpo, com aquilo que nos é mais individual… e só por isso, este trabalho merece o estatuto de arte interessante e merece ser divulgada (embora estas linhas sejam inteiramente subjectivas).
“The Gift Of Wich We Spoke” é o cair da noite… e como que por defeito (meu) surge-me o nome Nox Arcana. As influências são óbvias, mas não convém, nós, ouvintes, reduzir este trabalho à sombra das influências. O ideal é saborear o que os artistas nos oferecem.
Depois de toda a negritude, “One Breath In Catharsis” começa por sugerir ambientes onde reina o clássico, e onde impera o piano. Este merece realmente destaque porque está trabalhado de um modo interessante. Para acompanhar, a voz de Morgana Duvessa surge como soprano. Esta comunhão denota uma paixão pelo clássico, e não estranharia se ouvisse algo semelhante na Antena 2.
Não poderia deixar de destacar a “His Wicked Voice Returns”, porque parece-me que seja uma passagem muito interessante no “Inert”. Quem costuma ouvir ambient e artistas como Steve Roach, vai sertir-se em casa. O ambiente evocado nesta paisagem sugere a imaginação… é muito interessante.
O trabalho toma forma nestes ambientes, alternando com a voz soprano da Morgana juntamente com o piano que realmente merece atenção por estar tão cativante e tão… nocturno.

    Get this widget |     Track details  | eSnips Social DNA    


Destaco outra passagem deste “Inert” que não posso deixar para trás – “Shallow Imagery”. Aqui jaz algo intrigante… um piano sensacional; a voz; o ambient… todos a comunicarem entre si e a evocarem um negrume muito subtil.
Já quase no final, “Ghost Of Perennial Mourning” vem confirmar a criatividade e a imaginação que os artistas detêm.


POST-SCRIPTUM:
Existe talento e vontade. “Inert” revela algo que atrai, um mistério para todos os que apreciam paisagens nocturnas e belas (nada de horror). Contudo, esta estreia está aquém do que o projecto poderá fazer se lhes abrirem oportunidades. Ouvir este tipo de sonoridade com uma qualidade melhor optimiza a experiência quase mística. Esperamos por ela.

Sem comentários: