Sejam bem-vindos a este espaço todos os músicos e amantes de música. De boa música. Agradecemos a divulgação tanto por parte dos leitores como das bandas que nos visitem. E a todas as bandas que queiram ser aqui divulgadas/lembradas/relembradas - comuniquem! (e-mail em "contactos" ).
Stay Metal! \m/ (...e não só :D)

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

COVER POWER! - "Paranoid"

O Natal já lá vai e os poucos leitores deste blogue preferem Dean Martin em vez do Heavy Metal dos Twisted Sister. O Natal tem destas coisas.
Para esta 5ª edição do Cover Power lembrei-me de uma música que no mínimo já deve ter “sofrido” um enorme número de covers e versões, pelo simples facto de ser uma daquelas músicas imortais, um ícone do Metal.

“Paranoid”, da lendária banda Black Sabbath, viu a luz no ano de 1970 com o lançamento do álbum com o mesmo nome. Apesar desse álbum ter uma capa tão “foleira” quanto genial, ele revelou ser um grande passo para o Heavy Metal e Metal na sua génese. Os 02:50 da música revelaram razões para se tornar num daqueles momentos para a eternidade (todos vocês sabem a que me refiro).


A cover que decidi escolher é uma realmente singular. Não só por eu gostar desse momento da banda em causa, mas porque ela teve a genialidade de transformar o tema Black Sabbath num tema Type O Negative. “The Origin Of The Feces”, de 1992, cuja capa do disco é o ânus do Peter Steele (e que por essa razão tiveram de editar o álbum com outra capa), é um trabalho que nos remete logo para um álbum ao vivo. Mas na realidade não é, porque foi gravado num estúdio com meia dúzia de fãs (existem vários rumores acerca da realização deste álbum). Podem encontrar a cover da música dos Black Sabbath como música bónus. Além disso, essa música marca a entrada do baterista Johnny Kelly, porque foi a primeira música que ele gravou com a banda (dai estar como música bónus, porque o restante álbum foi gravado com o baterista Sal Abruscato).



POST-SCRIPTUM:

BLACK SABBATH
"Paranoid"
1970
TYPE O NEGATIVE
"The Origin Of The Feces"
1992

7 comentários:

Unknown disse...

"raios 'ta partam" Vic!
não sei em qual votar mesmo pah...

Helena disse...

Foi uma excelente escolha. Mas sinceramente, gosto mesmo da velhinha. Nesta música os Black Sabbath estão muito bem.

csa disse...

Vê-se logo que Mr. Steel não era nada provocador!
Para dizer a verdade, gostei mais da cover. É mais que tenebrosa! :)

v i c t o r h u g o disse...

AHAH!
Pois, a escolha não é fácil, Lviz. Mas olha que a Helena foi muito decidida.

Também penso que a escolha foi arrojada e muito boa. São duas bandas e duas músicas de peso, que ambas acabam por ter a sua singularidade ao ponto de nada terem que ver uma com a outra, embora sejam a mesma.

O Steele adorava provocar e ironizar a cena Metal. Eles parodiavam muito os exageros, como o Gothic, por exemplo. "BLACK #1"!!
E gosto dessa atitude! Embora não aprecie muito o "Bloody Kisses". Gosto mais da onda deles mais Punk.
Por acaso também gosto muito da cover. Mas ainda não sei em qual votar...

Unknown disse...

lá está! é que depois, as músicas são completamente distintas. se houvesse "semelhanças" notórias, seria talvez mais fácil e provavelmente a minha escolha inclinar-se-ia para a original, mas neste caso as músicas estão ambas brutais e totalmente afastadas a nivel de "sentimento", apesar da letra ser igual...

e continuo sem votar :P
acho que vou deixar para os ultimos dias hehe

Unknown disse...

bem, faltam 8 dias para o terminus desta sondagem e eu votei em T.O.N.
Voto nele não por gostar mais da versão mas por terem consegui uma cover tãããão diferente da original, mas muito bem conseguida.
Eu adoro estas duas bandas e assim o meu voto significa apenas isso.

v i c t o r h u g o disse...

Justificação válida! eheh
Eu ainda não votei. Só no último dia.
Estou muito indeciso.
Qualquer inclinação parece uma traição!! Eheh!