KEEP OF KALESSIN
"Reptilian"
2010
Depois do lançamento de 2008, “Kolossus”, os noruegueses Keep Of Kalessin tinham pela frente a árdua tarefa de vingar esse lançamento. Isto porque “Kolossus” foi alvo de várias opiniões, o que no fundo não é mau, que variavam entre o muito bom, o aceitável e o muito mau. Muitas das observações negativas tiveram alusões ao facto de a banda se ter vendido ao mercado e ter, por isso, quebrado o verdadeiro espírito do Black Metal. O facto é que parece que o colectivo não quer saber disso e estão aí com um novo registo que já data de Maio de 2010.
www.keepofkalessin.no www.myspace.com/11460769 |
“Reptilian” começa por salientar uma certa sumptuosidade com os ambientes proporcionados pelos teclados.
Mas não pensem que encontrarão aqui paisagens aveludadas. Não. Aqui jaz apenas uma ambiência negra juntamente com blastbeats para dar e vender.
A velocidade está muito presente, e parece ser o núcleo de todo o álbum juntamente com os tais ambientes dos teclados.
Mas “Reptilian” não é apenas blastbeats. Está presente uma camada épica que se pode sentir nas passagens mais lentas, e que por isso mesmo são as passagens mais trabalhadas, com detalhes interessantes no ritmo – como se poderá ouvir na música “The Awakening”.
Por outro lado, “The Dragontower” revela ser um momento mais acessível, onde o Black/Death Metal é colocado na margem do Metal com traços melódicos. Mas logo de seguida os blastbeats regressam com fartura.
Por último destaco a última música, “Reptilian Majesty” – o melhor momento deste álbum.
POST-SCRIPTUM:
Os norueguese Keep Of Kalessin lançaram um trabalho que não é mau, mas que também não surpreende ninguém. Como já referi, encontrarão blastbeats com fartura, o que no total da soma acaba por ser exagerado. Nessa totalidade saberão separar as águas e escolher o que há de bom em “Reptilian”.
Sem comentários:
Enviar um comentário