Sejam bem-vindos a este espaço todos os músicos e amantes de música. De boa música. Agradecemos a divulgação tanto por parte dos leitores como das bandas que nos visitem. E a todas as bandas que queiram ser aqui divulgadas/lembradas/relembradas - comuniquem! (e-mail em "contactos" ).
Stay Metal! \m/ (...e não só :D)

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Orfeu Rebelde - Cada Som Como Um Grito


Já tinha encontrado algumas referencias a este trabalho faz algum tempo, porém ainda não tinha tido oportunidade de o escutar. É, sem sombra de dúvida, um album que merece ser escutado, degustado, sentido e ouvido novamente. Ficam com sabor a pouco estes 13 minutos em português... Tudo nele se conjuga perfeitamente. Desde os ambientes, aos vocais de Rui Sidónio e Fernando Ribeiro, aos arranjos de Pedro Paixão. Todos estes elementos ficam formidáveis nas palavras de Torga.
Assim sendo fico-me apenas pela recomendação deste album. Façam o download aqui (apenas precisam de fazer um rápido registo) e oiçam!

Fica uma música e as palavras de Fernando para vos aguçar o apetite.  \m/


"Este trabalho brota de diversas nascentes que, em boa hora, se reuniram dando origem a este turbilhão de palavra, voz e som que o colectivo O.R. vos apresenta. A primeira palavra vai para o poema de Miguel Torga que me fascina e provoca desde a tenra maturidade. Todo o poema é um desafio feito através da voz, do canto, do clamor, da angústia assumida. Para me ajudar a vocalizar esta revolta e conquista convidei o (Rui) Sidónio dos Bizarra Locomotiva que já me acompanhou noutros cantares de terror e beleza. As suas qualidades narrativas são preciosas, são poesia dita pelo músculo e muito lhe agradeço a honra de seu grito neste projecto.
Por fim, dirigi-me à pessoa, que na sombra ou fora dela, mais tem feito pela minha banda de sempre, pela minha única banda, os Moonspell, e que, mais uma vez, não renegou a prometaica tarefa de musicar, com classe e escuridão, as palavras do Torga, reunidas por mim e divididas por ele, entregues à nossa voz e às suas guitarras e ambientes. Profundo e eterno agradecimento. Cada som como um grito é um trabalho diferente. Dizemos o Português gritando, o Português de Torga, duro mas belo, cerimonial mas envolvente."
Fernando Ribeiro, in optimusdiscos.com

2 comentários:

Mário disse...

Sem dúvida brutal.
Não tenho descrever este álbum.
Do melhor que já ouvi.

Unknown disse...

:)
e a presença do veterano Sidónio pelas cantorias na Lingua de Camões fica-lhe muito bem (atrevo-me a dizer que BEM melhor do que o Fernandinho) :P