Sejam bem-vindos a este espaço todos os músicos e amantes de música. De boa música. Agradecemos a divulgação tanto por parte dos leitores como das bandas que nos visitem. E a todas as bandas que queiram ser aqui divulgadas/lembradas/relembradas - comuniquem! (e-mail em "contactos" ).
Stay Metal! \m/ (...e não só :D)

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Metal no RRW (Anonymous Souls, April Never Ends, Artchoke, Gravity's Falling, Primal)


Arrancou a 28 de Maio a terceira edição do Rock Rendez Worten. O concurso propõe-se, pelo terceiro ano consecutivo, descobrir novos talentos da música portuguesa. Como habitual, um dos estilos / categorias em jogo é o metal.

Procurei qualidade sonora e originalidade. É claro que não consegui ouvir todas as bandas que estão a concurso (nem estive lá perto), mas ainda assim dei-me ao luxo de seleccionar 5 sons que, conhecendo ou não, me agradaram / surpreenderam de alguma forma.



1. Anonymous Souls

Começaram em 2001 e são de Gião, Santa Maria da Feira. Gravaram em 2002 a primeira demo e em 2005 o álbum "Condolences". Já se deram algumas trocas de elementos e a formação actual é: André (teclas), Manu (baixo), Miguel (bateria), Ricardo (guitarra) Jorge (voz) e Rui (guitarra). São donos de uma sonoridade death / trash melódico e as suas músicas já denotam maturidade na composição.




2. April Never Ends
Perfil no rrw:

Nasceram em 2006, provenientes de Sintra (Lisboa) e contam ainda com muito espaço para evoluir. Tal como os próprios consideram, a principal característica da banda de metalcore é a conjugação entre a melodia e a agressividade. Nas partes melódicas ouve-se uma voz que tenta expressar essa melodia; enquanto que nas partes agressivas a voz que se ouve é igualmente agressiva. As duas vozes vêm da mesma pessoa, Hugo Lopes. Os restantes elementos são: Frederico Arriaga (guitarra principal), Sérgio cruz (guitarra de ritmo), Diogo Ameixas (baixo) e Abel Sousa (bateria).




3. Artchoke

Esta banda de metal progressivo vem de Matosinhos e é dona de uma qualidade sonora surpreendente. Os actuais elementos da banda são: Ricardo Ramos (guitarra), Ricardo Chaka (voz e guitarra), Tiago Antunes (baixo) e Filipe Silveira (bateria).




4. Gravity's Falling

Oriunda do Algarve, a banda de metalcore formou-se em 2007. Ganharam o primeiro Rock Fest em Loulé. Apesar de apenas terem disponível um original e um cover, é perceptível a qualidade que pode ser originada a partir daqui. Deu-se recentemente a perda do vocalista, sendo o lugar agora ocupado por Ruben. Quanto à restante composição da banda: Pinto (guitarra), André (guitarra e voz), L.A. (baixo) e Fábio (bateria).




5. Primal

Proveniente de Viseu, esta banda tomou a opção de prescindir do baixo como uma maneira de formação de identidade. As restantes guitarras e bateria são processadas de modo a que essa inexistência do baixo não seja perceptível. Os Primal são donos de uma qualidade e maturidade de composição notáveis. Os elementos são: Miguel Cristo (guitarra), Hugo (guitarra), Hugo Carvalho (bateria) e Duarte (voz).




O concurso termina a 30 de Outubro. O regulamento pode ser consultado em: http://www.rrw.pt/regulamento


Post-scriptum: Votei nas 5 bandas, mas a minha preferência vai para Anonymous Souls, Artchoke e Primal. Tenho pena de não ter conseguido ouvir mais bandas e avaliar mais uma centena de sons mas penso que o que deixei aqui já é um "cheirinho" bom daquilo que se pode ouvir e que se faz em Portugal.

8 comentários:

R disse...

Excelente, Joana Nunes :P
Começas em grande (em acontecimento, escrita e comprimento) xD

Ainda não pude ouvir as bandas mas tenciono fazê-lo e deixar aqui a minha opinião :)

Ah! esta expressão é-me familiar: "São donos de uma sonoridade" :P

**

R disse...

Não ouvi todas mas quase todas as músicas das 5 bandas. As minhas preferências são, no entanto, ligeiramente diferentes das tuas.
Das 5 prefiro: April Never Ends, Artchoke e Primal.

:)

Beijinho!

Anónimo disse...

Comprimento não é igual a qualidade :D
Bem, fico contente por haver alguém a expressar-se e com preferências diferentes das minhas. Provavelmente, isso tem a ver com o facto de eu não estar muito para o metalcore neste momento (:

Beijinho e obrigada! *

R disse...

Não tens de quê :)
Neste caso, este post tem comprimento e qualidade de escrita :D

Anónimo disse...

Obrigada, mais uma vez x'D

The67KC disse...

Olá!
Aconselho-te a ouvir os Orbis Alia. São uma banda portuguesa ainda muito pouco conhecida que tem claramente influências nos Nightwish, Epica e Within Temptation.
A voz da vocalista é impressionante!
Conheci-os num concurso de bandas (Dolce Vita Band Casting) e adorei o som. A única falha na banda é o instrumental, que apesar de não ser mau, é muito pouco "agressivo" para metal. Notou-se, por exemplo, que o baterista poderia fazer melhor. Mas não deixam de ter uma boa sonoridade e bastante qualidade.

Isto não teve muito a ver com o post, nem sei se concorreram ao RRW, foi só uma sugestão ;)
Já que falaste em novas bandas portuguesas de metal, lembrei-me dos Orbis Alia.

Anónimo disse...

Olá!

Agradeço imenso pela sugestão (:
Posso já dizer que as alusões a Nightwish, Epica e Within Temptation me agradaram imenso porque, dentro do metal, essas bandas fazem parte de uma das vertentes da minha preferência.
E acabou por ser um comentário com um sentido de oportunidade fantástico porque aqui estão eles, também a concorrer ao rrw!
http://www.rrw.pt/orbis_alia

Vou-me informar, e quem sabe, daqui a uns dias vejas no blogue um post sobre a banda (:
Obrigada!

@Silvino.Martins disse...

Ok, vou ficar à espera então ;)

Eu por acaso não sou um grande apreciador desse tipo de metal, mas gostei muito quando ouvi a actuação deles e principalmente da voz da vocalista. Eram uma das melhores bandas que estava a concorrer, foi pena não terem passado à final.